Correio Popular Notícia


DIA NACIONAL
Ji-Paraná no combate ao câncer de pele

Data da notícia: 26/11/2013
Foto:

(Da Redação) O município de Ji-Paraná aderiu ao Dia Nacional de combate ao Câncer de Pele. A campanha foi lançada na manhã de ontem (25). A ação acontece há vários anos, sendo idealizada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e este ano conta com ações em 24 estados. Em Rondônia, o único posto credenciado para atendimento é a Santa Casa de Misericórdia de Ji-Paraná, onde acontecerá no próximo sábado (30), entre 9h e 15 horas, o diagnóstico e dará início ao procedimento para tratamento gratuito sobre a doença que possui a maior incidência no Brasil.
O motivo é que a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer sérios e inúmeros prejuízos à pele e ainda um potencial câncer. O alerta foi feito pelo dermatologista e coordenador estadual, Silmar Regis Camarini, durante coletiva de imprensa. ?O mais relevante para este ano é a dimensão do novo movimento é o alto índice do Câncer no Brasil. A maior parte da população ainda não se habituou a usar protetor solar, sendo preciso ações simples diariamente que podem auxiliar no combate ao surgimento de doenças de pele?, cobrou.
O câncer de pele é considerado um caso de Saúde Pública, por isso mais de quatro mil médicos dedicarão um dia inteiro para prestar o atendimento aos pacientes. ?Graças a Deus temos médicos de Ji-Paraná que abraçaram esta causa, somente com esse apoio podemos desenvolver o nosso projeto que é, acima de tudo, contribuir na saúde preventiva. Mas, quando necessitar de apoio em tratamento, ele [o paciente] tem onde se apoiar com essa atividade da SBD?, comentou a presidente da Santa Casa, Marta Kopper.
Já a médica Alessandra Dalla Martha Camarini, voluntária nos trabalhos, lembrou como identificar uma potencial doença. ?Manifesta-se normalmente como pintas alteradas (doloridas, inflamadas, alteração de cor, etc...) ou como uma ferida que demora a cicatrizar, e na maioria das vezes nas áreas expostas ao sol?, complementou.
NÚMEROS - Os números diante das últimas edições realizadas em Ji-Paraná comprovam que está havendo maior conscientização sobre a doença, mas ainda, é preciso que haja mais atenção quanto ao uso diário e constante do protetor solar. Em 2006, foram 1.243 exames realizados, com 89 casos confirmados. Em 2007, 908 atendimentos com 102 casos. Já em 2008, 702 pessoas se consultaram com 107 diagnósticos positivos de câncer. No ano de 2009, a procura foi de 814 pessoas, com 79 casos. No ano de 2010, foram 305 consultas com o diagnóstico de 54 pessoas portadoras de câncer. Em 2011, 392 pessoas procuraram atendimento e tiveram 51 com resultado positivo. Já no ano passado (2012), foram 544 consultas realizadas e 86 casos confirmados.
O câncer da pele não melanoma é o mais incidente no Brasil, segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Ainda de acordo com os dados do Inca, o Brasil deve registrar em até o fim de 2013 6.230 novos casos de melanoma, o mais letal e agressivo dos tumores cutâneos, 3.170 em homens e 3.060 em mulheres. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1386 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.